CD ACOLHIDA

Anúncio

FAÇA AQUI SUA PESQUISA

sábado, 28 de março de 2015

Professor: 5 sites que podem te ajudar a planejar suas aulas


Encontrar materiais na internet para incrementar o planejamento das suas aulas pode ser uma tarefa complicada dada a quantidade de fontes disponíveis. Pensando nisso, a Universia Brasil separou 5 sites que podem ser esta fonte de inspiração que você precisa. Confira a seguir:
Este site oferece aos professores mais de 150 mil planos de aula, que podem ser encontrados de acordo com as disciplinas de seu interesse, como Saúde, Artes, Linguagens, Matemática, e Educação Física, ou no ano da sua turma – por ser um site americano, lembre-se que ele segue o padrão de ensino deste país. No entanto, saiba que os downloads destes materiais são gratuitos apenas nos 10 primeiros dias de uso.

Se você dá aula para crianças com 3 anos ou um pouco mais, esta pode ser uma boa opção para encontrar materiais para suas aulas. O site School Express disponibiliza cerca de 17.000 materiais para download gratuito, além de estimular o compartilhamento dos arquivos dos próprios usuários. Caso você se interesse por baixar livros com explicações e exercícios, mesmo que eles sejam em inglês, você pagará aproximadamente dois dólares.

3 – Teachers.net
Assim como o site anterior, esta plataforma permite que os professores compartilhem seus materiais. A vantagem, neste caso, é que o Teachers.net aborda uma ampla variedade de assuntos, desde tópicos estudados no jardim de infância até assuntos mais complexos de cursos do Ensino Médio ou referentes à informática. Há ainda a possibilidade dos usuários trocarem dicas e compartilharem suas experiências no espaço chamado chatboard.

Oferecendo planos de aula que abordam, predominantemente, os assuntos relativos às disciplinas de História e Ciências, este site dá ao seu usuário materiais de qualidade bastante completos. No entanto, nem tudo é gratuito. Ainda assim, esta é uma página para deixar salva entre os seus favoritos no seu navegador.

Neste site você pode encontrar ideias inovadoras para usar na sala de aula, como a possibilidade de criar uma palavra cruzada para familiarizar seus estudantes com os termos sobre determinado assunto. É recomendado para os docentes de cursos do Ensino Fundamental I.
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

quinta-feira, 26 de março de 2015

LINDOS TRABALHOS MANUAIS PARA PROFESSORES


Olá,
Selecionamos para você lindos trabalhos feitos com diferentes materiais. As imagens foram retiradas do Facebook. Confira:





















Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

quinta-feira, 19 de março de 2015

JOGO PARA ALFABETIZAR COM TAMPINHAS

Um jogo maravilhoso para ajudar na alfabetização e letramento da turminha é este aqui que vamos te ensinar a fazer hoje... Muito fácil de fazer e também econômico, vamos precisar somente de tampinhas pet, papel para escrever as letras (podem ser de EVA também) e um tabuleiro que pode ser feito de cartolina, EVA ou até papelão. Ideia maravilhosa, vamos aprender a fazer?

No tabuleiro escreva as palavras e do lado, risque os círculo usando as próprias tampinhas como molde, para montar as palavras. Você pode optar em escrever a palavra ou colar uma imagem, ou as duas coisas... 
Esta sugestão é indicada principalmente para trabalhar com crianças especiais. Por causa da dificuldade de segurar o lápis, a criança vai aprender a escrever e desenvolver o aprendizado com muito mais facilidade. O jogo ainda ajuda a relacionar cores e quantidade. 
Fonte: Gente Miúda Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

DICAS PARA EVITAR MORDIDAS NA CRECHE


Morder é algo natural para os bebês. As ocorrências de mordidas entre crianças rapidamente trazem os pais à escola. Os pais da criança mordida vêm indignados com a marquinha que encontraram em seu filho. Os da criança que mordeu ficam preocupados com o seu comportamento, com a criança receber algum rótulo etc. Para amenizar essa tensão e te ajudar a solucionar este problema, estamos postando aqui algumas dicas muito importante, confira!

Crianças não param totalmente de morder... mas criar uma rotina de atividades ajudem as crianças a se expressarem e a descarregarem suas tensões, diminuindo a ocorrência das dolorosas mordidas. Confira aí algumas dicas:
  1. Atividades de manipulação de papel, como rasgar, amassar, rasgar revistas velhas, fazer bolinhas com papel, tudo para aliviar a agressividade. 
  2. Momentos de manipulação de massinha: modelar, jogar, bater com força, esticar etc. 
  3. Exploração de diferentes texturas: ofereça às crianças materiais como algodão, lixa, gelo e coisas moles, como mingau colorido com corante e sagu. 
  4. Atividades artísticas com guache, pincel, canetinha, oferecendo a elas telas de pintura, cartolina, papelão, papel etc. 
  5. Atividades com música, cantando, batendo palma e dançando. 
  6. Brincadeiras com água e lama no jardim. As situações ao ar livre são essenciais para qualquer criança.
  7. Muitas historinhas, contadas com fantoches e uma entonação de voz atraente e cheia de suspense.
via: Guia Prático.
DICA DA LEITORA: É preciso entender que esta é a chamada "Fase oral", ela acontece desde o período de bebê até os 2 anos de idade, mas tem crianças que passam por esta fase tardiamente, ela deve ser compreendida pelos pais e professores, a melhor forma é distrair a criançada e usar do acontecido para mostrar às crianças que a mordida dói, machuca e que o(a) amiguinho(a) não gostou. A criança sente prazer em morder, ela não faz isso por maldade, e não são todas as crianças mordem na fase oral, algumas demonstram esta fase colocando objetos ou até mesmo as mãos e dedos na boca, é aí que a atenção faz-se necessária, pois há objetos que podem ser engolidos ou machucar os pequenos. Pais e professores: cuidem dos pequenos e não se culpem e não usem da agressão verbal e muito menos física com a criança que mordeu, pois quem bate para ensinar está ensinando à bater!  (Aline Jaison)
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

domingo, 15 de março de 2015

6 livros que podem ajudar professores-download grátis


Preparamos para você 6 livros para download gratuito que podem ajudar na sua formação como professor. Confira abaixo os 6 livros para download grátis:



Arte, por Secretaria do Estado da Educação  Download

Ansiedade em Crianças, por Simone Assis Download

Bullying Não é Legal!, por Lopes Neto    Download

Educação e Mudança, por Paulo Freire  Download

Guia prático: O Direito de todos à Educação, por Júlio Cesar  Download

O Desejo de Ensinar e Arte de Aprender, por Rubem Alves Download Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

quinta-feira, 12 de março de 2015

Decoração para a porta da sala de aula: coelho de páscoa


Que tal enfeitar sua sala de aula ou sua escola com essas decorações inspiradas na páscoa?
Seleção feita pelo blog Ensinado com Carinho. Confira algumas imagens abaixo: 




Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

Paulo Coelho libera download gratuito dos seus livros


Se não pode vencê-los, junte-se a eles… De maneira bem humorada, foi esta a atitude do escritor Paulo Coelho em relação à pirataria de suas obras literárias.
Ao se deparar com um site que disponibilizava seus livros sem qualquer custo, o autor decidiu compartilhar pensamentos com pessoas que não podem comprar seus livros. Em seu blog oficial, o projeto Pirate Coelho oferece anuncia o download gratuito de livros no formato PDF.
Apesar de não concordar com a pirataria, desde agosto de 2009, o escritor resolveu facilitar os downloads em língua portuguesa – únicos que possuem completos direitos autorais. “Acredito que dividir o arquivo gratuitamente estimula a compra, e não o contrário”, afirmou em seu blog.
Regras divulgadas pelo seu próprio site para baixar os livros gratuitamente:
“A) se baixar um livro e gostar da leitura, por favor compre. Isso mostrará às editoras que dividir é multiplicar;
B) Use a cópia que imprimiu e faça uma doação para a biblioteca da sua cidade, um hospital, ou uma prisão. A intenção de Pirate Coelho é permitir acesso de meus livros à gente que não tem dinheiro para comprá-los.”
Confira os 12 livros de Paulo Coelho para download gratuito: 
Aproveite a oportunidade para conhecer um pouco mais a obra do escritor e incentivar a leitura entre comunidades menos favorecidas. A maneira com que o Pirate Coelho lida com a pirataria serve de exemplo para outros autores e mesmo aos demais conteúdos compartilhados de maneira ilegal pela internet. Divulgue este link com os amigos, conhecidos e familiares. Se tiver condições, ajude uma das instituições que o autor sugere.
A atitude do autor mostra que o compartilhamento gratuito de expressões artísticas na internet está ganhando cada vez mais adeptos.
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

terça-feira, 10 de março de 2015

Os dez mandamentos dos pais e educadores



Confira os dez mandamentos dos pais e educadores: 


1- Os pais não briguem nem discutam na frente dos filhos.
2- Tratem todos os filhos com igual afeto. Quando possível, evitem o filho único que, muitas vezes se tornam adulto problema.
3- Nunca mintam para seus filhos.
4- Sejam os pais intimamente afetuosos e atenciosos um com o outro, incutindo nos filhos, com a sua presença, uma personalidade equacionada.
5- Haja confiança e certa camaradagem entre pais e filhos, mas, não permitam gastos inúteis e além de suas mesadas.
7- Não repreendam e nem castiguem um filho na presença de outros, quando assim proceder indique sempre o motivo do castigo.
8- Notem e encorajem as qualidades dos filhos e não salientem seus defeitos.
9- Respondam sempre as perguntas dos filhos conforme as exigências de sua idade.
10- Mostrem sempre aos filhos o mesmo afeto e o mesmo humor sem demonstrar demasiada preocupação.

Por Professor Felipe Aquino Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

sábado, 7 de março de 2015

Aprenda como fazer um trabalho acadêmico segundo as Normas ABNT


Não bastasse o desespero que se instaura quando é necessário desenvolver um trabalho acadêmico, ainda é necessário prestar demasiada atenção e seguir corretamente as normas da ABNT. Esse fantasma, que assombra a vida dos estudantes, não é seguido à toa, essa padronização estabelece um modelo que auxilia a compreensão de todo conteúdo. E as regras são válidas também para desenvolvimento, fabricação e desenvolvimento de produtos, que os tornam mais eficientes e seguros.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada em 1940 e é o órgão responsável pela normalização técnica do país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Em um trabalho acadêmico, existem elementos da estrutura que não podem faltar em hipótese alguma, e podemos dividir em pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo, sumário; textuais: próprio trabalho, com introdução, desenvolvimento e considerações finais; e pós-textuais: referências e outros elementos adicionais como: apêndice, anexo e glossário.
Vamos tentar desmistificar o uso de algumas regras utilizadas, a fim de facilitar a vida de nossos leitores, começando pelo uso de citações.
Imagine você, o trabalho que determinado autor teve para elaborar um livro ou artigo, e depois de pronto o material, toda sua obra ser tomada como própria por outros inúmeros usuários? A citação serve para dar crédito ao autor de determinada ideia que compôs sua obra, copiar e não citar a obra não é apenas deselegante, como também crime de plágio.
Existem três tipos de citação:
  1. Direta (onde você transcreve o conteúdo do livro, citando autor, ano e página da publicação)
  2. Indireta (quando uma ideia é desenvolvida a partir de uma obra e você cita nome e ano da publicação)
  3. Citação de citação (citação de um conteúdo que foi citado na obra que você está consultando)
Referências são obrigatórias, pois além de citar os autores no corpo do texto, é necessário criar uma lista com os nomes de livros, filmes, monografias, mapas, etc, que foram utilizados para compor o produto final.
Sumários norteiam toda análise do conteúdo, tem um artigo que auxilia na criação de sumários automáticos. Além desta ajuda, é possível também baixar gratuitamente um arquivo com extensão.doc, com margem e estruturação já definida.
A lista de itens é grande, mas com essa gama de informações disponíveis, não há mais desculpas para pintar a formatação de seu trabalho acadêmico como um bicho de sete cabeças!
Mãos à obra e boa sorte!
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

Mais de 300 Atividades de Alfabetização


Confira essas atividades disponibilizadas pelo site Atividades Pnaic:
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

terça-feira, 3 de março de 2015

16 sites para estudar de graça para concursos públicos


Quer estudar de graça para concursos públicos?
Para os ‘concurseiros’ de plantão, algumas matérias são consideradas ‘arroz com feijão’, são as disciplinas básicas exigidas na maior parte dos concursos.
Existem sites que ajudam os candidatos a se prepararem para as provas de concursos, disponibilizando videoaulas e simulados, para estudar direito administrativo, informática, inglês, matemática e português. Aproveite as dicas e mergulhe nos estudos.
Conheça abaixo os 16 sites que oferecem materiais para estudar de graça para concursos públicos:

Jurisway
A página faz uma seleção com mais de 4 mil videoaulas postadas no YouTube que tratam de Direito Constitucional, Civil, Penal, Administrativo e Previdenciário, entre outros. Também há aulas de língua portuguesa e informática.
Concurso Solução Simulados de Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Penal, Processual Penal e Tributário com questões de concursos públicos para testar os conhecimentos na área, mas sem comentários das provas.
Resultado Concursos
O site reúne videoaulas de Direito Constitucional, Administrativo, do Trabalho, Penal, Processual Penal, Previdenciário e Civil. O conteúdo pode ser localizado por meio de busca.
Guia Concursos
O site disponibiliza de forma gratuita grande quantidade de informações e dicas valiosas para interessados em Concursos Públicos.
Informática e Concursos Públicos
O blog disponibiliza uma boa quantidade de simulados com questões que podem cair em concursos públicos. Os temas abordam o sistema Linux, BrOffice, Word, Windows, Excel, PowerPoint, internet e redes, hardware e gerais.
PCI Concursos
O site oferece exercícios de informática de múltipla escolha, mais as respostas corrigidas. O usuário também pode postar comentários em cada uma das questões. Ao terminar o teste, outro pode ser automaticamente gerado para dar continuidade ao teste de conhecimentos.
Fernando Nishimura
O estudante tem a sua disposição uma biblioteca online com 91 documentos no total. Cada um deles reproduz as provas de concursos públicos anteriores – alguns deles vêm com até cem questões. O material pode ser baixado para o computador para estudo.
Questões de Concursos
O nome é autoexplicativo: o site fornece conteúdo das mais variadas matérias que caem em concursos públicos. Há uma considerável quantidade de provas em inglês que caíram em outros exames e gabaritos que acompanham os testes. Para baixar o material gratuito, é preciso fazer um cadastro simples no site.
OK Concursos
São 11 provas com questões de inglês que já caíram em concursos públicos realizados anteriormente. O material pode ser baixado gratuitamente pelo estudante e é uma forma de se preparar para os testes futuros. O site também disponibiliza conteúdo de outras disciplinas, visando concursos de cargos de nível fundamental, médio e superior.
Calcule Mais
A “especialidade” do site são questões de matemática retiradas de concursos públicos, vestibulares e Enem. São mais de 760 videoaulas explicadas com simplicidade e dicas para os estudantes.
Matemática Muito Fácil
Além do conteúdo teórico de matemática, há uma seleção de exercícios propostos e resolvidos. Entre eles, o “desafio” apresenta questões de álgebra e o de “concurso”, questões que já caíram em concursos públicos já realizados. O estudante também pode acompanhar o material com videoaulas disponíveis no site e no canal YouTube ou Videolog.
Julio Battisti
O site não tem uma oferta vasta no aprendizado de matemática, mas traz 23 conceitos que caem com frequência em concursos públicos, afirma o idealizador. Além de explicar cada um deles, traz exercícios resolvidos e comentados.
Só Matemática
Conteúdo sobre matemática financeira pode ser acessado gratuitamente depois de um cadastro como usuário. O estudante conta com a parte conceitual e depois pode praticar o que aprendeu com exercícios propostos. Há ainda questões de vestibulares e provas online para testar os conhecimentos adquiridos.
Só Português
O site aborda estruturas gramaticais (morfologia, sintaxe, fonologia, semântica, estilística), redação, reforma ortográfica e erros mais comuns em português, entre outros assuntos. Há provas online, exercícios resolvidos e questões que caíram em vestibulares. Uma ferramenta interessante é o “conjugador de verbos”, que esclarece as principais dúvidas sobre verbos complicados e suas conjugações.
Colégio Web
Figuras de linguagem, ortografia, preposições de uso obrigatório e agente da passiva são alguns dos temas gramaticais que integram o conteúdo do site, que é bem fácil de consultar. O estudante também pode esclarecer dúvidas sobre a ortografia de palavras que costumam gerar confusões ao serem escritas com “s”, “ss” e “ç”, entre outros.
Gramática Online
O estudante terá facilidade para encontrar seus objetos de estudo (acentuação, concordância verbal e nominal, formação das palavras e pontuação, entre outros assuntos), pois o site é bem organizado visualmente. Há explicações detalhadas para o uso da crase, a partir de exemplos, e análise de texto com questões de vestibulares. Há testes que são acompanhados por comentários que apontam onde se encontram os erros.
UOL Educação
A página do UOL reúne material didático de português. Há, entre outras coisas, explicações sobre as principais dúvidas de gramática, ortografia e pontuação. No nosso site, o estudante encontra também simulados, quizzes e provas online para testar seu conhecimento.
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

Receba nossas postagens