Pular para o conteúdo principal

Início de ano: hora de organizar a escola





Ao início de cada ano, é preciso deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. Por organização, entendo cuidar desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos. Exemplos: verificar se os banheiros estão em bom estado, se as lâmpadas e ventiladores estão funcionando, se as cortinas estão limpas, se os materiais pedagógicos e livros estão organizados, se a quantidade de carteiras e cadeiras está de acordo com o número de alunos, entre muitos outros itens.
Na escola em que sou coordenadora, dividimos os trabalhos entre os membros da equipe gestora. A direção fica responsável em administrar a organização geral da instituição (quadras, refeitório, salas dos professores e outros) e eu cuido dos espaços necessários para que as atividades pedagógicas aconteçam (sala de aula e de material pedagógico).
Hoje, vou contar para vocês o que eu considero importante observar e fazer em cada área da escola.
Salas de aulas
  • Verificar se as plaquinhas de identificação das salas estão de acordo com as séries/anos e períodos
  • Etiquetar os armários com o nome do professor e com a série/ano e período respectivos
  • Deixar dentro dos armários de cada docente a quantidade certa de livros didáticos, dicionários e calculadoras de acordo com o número de alunos da sala
  • Verificar o estado de alguns materiais de uso coletivo na sala, como globo terrestre, mapas, letras do alfabeto, calendário, tabela numérica, relógio, quadro para medir a altura das crianças, estante do cantinho da leitura e mural. Sempre é necessário fazer substituições ou consertos
  • Deixar em cada sala de aula quantidade suficiente de kits de materiais dos alunos para serem entregues no primeiro dia de aula. Cada criança recebe do governo estadual um kit contendo: cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, régua, cola, apontador e giz de cera
Sala de materiais pedagógicos
Na minha escola, temos uma salinha para guardar todos os materiais pedagógicos.  No início do ano, sempre deixo esse espaço organizado de modo que eu possa encontrar facilmente o que é solicitado pelos professores.
Acredito que facilita muito separar os materiais pelas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Ciências. Também listo e quantifico tudo, porque assim fica fácil saber o que precisa ser reposto e em que quantidade.
Recursos tecnológicos
Durante a organização dessa época do ano, também é hora de verificar se os recursos tecnológicos, como computador, teclado, mouse, DVD, caixa de som e microfone, estão funcionando. Afinal de contas, esses equipamentos precisam estar disponíveis para que os professores desenvolvam suas aulas.
Murais do pátio
Antes da chegada dos alunos e dos professores, decoro os murais com personagens de contas de fadas e frases de boas vindas para recepcioná-los. Tenho a sensação de que deixar a escola organizada para o início do ano é uma forma de começar bem.
E vocês, coordenadores, como organizam a escola? Compartilhem conosco!
Beijos, Maria Inês
Maria Inês Miqueleto, coordenadora pedagógica, e Helena Cristina Ruiz,formadora na área de Educação Infantil


Postagens mais visitadas deste blog

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co