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sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Verdadeiro Símbolo da Pedagogia


O Símbolo da Pedagogia
Caduceu com a Flor-de-Lis.
Não confunda o caduceu com o bastão de Asclépio (símbolo da Medicina).
Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes expressam a sabedoria; as asas representam a virtude. O dourado representa a luz do saber. A Flor-de-Lis é a representação da orientação. 
No Brasil, muitos ainda insistem em colocar corujas como símbolo da Pedagogia.

Fonte: http://www.conselhodepedagogia.com.br/ Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

A Importância do Plano de Aula








 O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente. 
 O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
 De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. 
 Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
 Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

     Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão: 


 - clareza e objetividade;
 - Atualização do plano periodicamente; - Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
  - Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado; 
 - Articulação entre a teoria e a prática;
 - Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
  - Sistematização das atividades com o tempo; 
 - Flexibilidade frente a situações imprevistas;
 - Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
 - Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.


 Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão. Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografiaseguro viagem nacional
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Cultura do Nordeste- Projeto Pedagógico

  A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada. 
  Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as matérias).
  Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo. 
Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, pois basta que o professor adapte as ideias ao contexto de sua sala de aula.
  Dentre as especificidades a serem trabalhadas, podemos destacar as brincadeiras populares do nordeste, que são sugeridas para as turmas de educação infantil; culinária, artesanato, literatura, danças, lendas folclóricas e religião, ficam para as turmas mais avançadas, pois são temas mais elaborados. Aqui seguem apenas sugestões, mas outros temas podem ser inseridos ao projeto, ou mesmo adaptados para outras turmas, pois permite tal flexibilidade. 
Para o desenvolvimento do projeto é necessária muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações, pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais, passeios turísticos, etc.
   Tudo depende dos objetivos a serem conquistados. Para uma turma que estuda sobre o artesanato, por exemplo, será muito importante o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as mulheres rendeiras, cultura aprendida com as portuguesas, na época do Brasil colônia. Hoje as rendeiras são mundialmente conhecidas, pois seus trabalhos são de uma delicadeza incomparável.
Para a confecção das rendas são utilizadas técnicas de bilros, alfinetes ou espinhos de cactos; labirinto, que consiste em abrir pequenos espaços nos tecidos, desfiando-os; e o filé, feito numa trama de rede, muito usado em toalhas, colchas e cortinas.
  Com esses estudos direcionados, os alunos têm contato com a realidade cultural da região, fazem contato direto com a produção, podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de trabalho, de moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho pouco valorizado. Nesse momento cabe propor que aprendam a fazer crochê, sendo que cada um deverá montar um quadradinho, em sala de aula, pois juntarão todas as peças para montar uma colcha.
    A culminância do projeto poderá ser uma apresentação, em praça pública, sobre os aspectos estudados, apresentações de danças, peças teatrais, exposição dos materiais confeccionados pelos alunos, enfim, uma forma de dar fechamento ao mesmo, mostrando para a sociedade os valores implantados dentro da escola.

 Por Jussara de Barros
 Graduada em Pedagogiacerveja artesanal
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